terça-feira, 20 de novembro de 2012

O que você prefere: uma Câmara independente ou teleguiada pelo prefeito?

Que tipo de Câmara Municipal seria a ideal para Guarapuava: a Câmara onde os vereadores dizem "amém" para o prefeito de olhos fechados, de olhos abertos, ou a Câmara que cumpre o seu verdadeiro papel, de fazer leis e fiscalizar as ações do prefeito e seus secretários em caráter independente e autônomo?
Se todos os cidadãos guarapuavanos pudessem responder a essa pergunta, diriam, sem erro, que a Câmara deve ter independência, geral e irrestrita. Esta seria a única garantia de que o prefeito não cometeria desmandos sem estar sendo vigiado e os direitos da população teriam a salvaguarda dos membros que compõem a Egrégia Casa de Leis Municipal. 
Entre os guarapuavanos há uma explosão de esperança para que os novos vereadores, que assumem dia 1º de janeiro, junto com o novo prefeito municipal, mudem o curso da história. 
Nos últimos anos, tivemos uma Câmara que serviu única e exclusivamente aos interesses do prefeito, votando às cegas projetos enviados pelo Poder Executivo, um Legislativo protagonista de atos escandalosos de corrupção, nepotismo e troca de favores.
O primeiro teste entre os novos vereadores está acontecendo neste momento, com as negociações de bastidores para escolha da futura Mesa Executiva e do presidente. Teremos uma Câmara independente ou uma Câmara servil ao prefeito?

2 comentários:

  1. Um passarinho me contou que está em Las Vegas!!!!! o pior é a cia dele o MP que fique de olho bem aberto ano que vem............

    ResponderExcluir
  2. Com certeza será uma câmara servil ao prefeito, ele ajudou a eleger os vereadores.Temos que cobrar destes eleitos, não achei muita mudança na câmara, mudaram os nomes. O cargo de vereador hoje é apenas uma representação de seu grupo político ou do prefeito. Infelizmente é assim... mas também não será hoje que vai mudar... não irá mudar. tivemos alguns nomes de vereadores que marcaram Guarapuava por serem exemplo de como deve ser feito um mandato ex. Dr Antenor, que infelizmente não se elegeu a prefeito. o Importante é a população estar acompanhando as votações e os esclarecimentos em relação aos votos. Isso é difícil de acontecer pois ninguém tem muito tempo para isso, cada um tem suas prioridades na vida e não existe tempo para isso, por isso o papel importante dos meios de comunicação limpos em fazer chegar o que ocorre na câmara para para a população. Imprensa Limpa, que não é o que temos em Guuarapuava no momento, pois o meios de comunicação são totalmente posicionados e parciais.

    ResponderExcluir