quinta-feira, 14 de março de 2013

Dizem Que...

  • Dias depois da Bancada César Silvestri Filho derrubar a proposta do vereador Cleto Tamanini, impedindo de abrir a "caixa-preta" do transporte coletivo em Guarapuava, num ataque frontal à transparência, eis que o vereador Neto Rauen surge com um projeto para "dar mais transparência ao Poder Legislativo". O projeto: publicar as ações dos vereadores no site da Câmara.
  • Pra inglês ver. O projeto de Neto Rauen não mexe na essência. De nada adianta ter um site, cobertura parcial da imprensa, o que seja, se o conteúdo das publicações for comprometedor. Transparência é quando as informações básicas, que são direito do cidadão, são fornecidas sem filtro ou restrições. Ter um site, cobertura imparcial da imprensa, a TV Câmara, é o mínimo indispensável que a Câmara precisa ter.
  • Com este comparativo, conseguimos entender a diferença da proposta do vereador Cleto Tamanini. O pedido de informações de Cleto mexe na essência: abertura total das informações sobre o transporte coletivo. Uma posição que Cesar Filho e muitos vereadores da sua bancada defendiam com unhas e dentes, até serem eleitos. Agora, após assumirem os mandatos...
  • O lançamento do Hospital Regional em Guarapuava corre o risco de confrontar-se com a situação nos postos de saúde, que continuam com os mesmos problemas de antes. O secretário Stefan Negrão dizia, durante a campanha eleitoral, que a nevralgia do setor de saúde está na rede básica e não, necessariamente, na rede hospitalar. Trazendo o tema para os dias atuais, pergunta-se: de que adianta construir mais um hospital se os problemas da rede básica (postos de saúde) vão continuar?
  • Comentários circulantes é de que o novo provedor do Hospital São Vicente é uma indicação direta do chefe do Núcleo Regional de Saúde.
  • E por falar em Hospital São Vicente... O Hospital de Caridade continua sofrendo total, completa e irrestrita influência política: mais da metade dos membros da Provedoria é ligada à Família Silvestri, incluindo dirigentes partidários. Estão "politizando" a saúde em Guarapuava, um setor demais importante (e técnico) para sofrer intervenção do gênero.
  • O prefeito César Silvestri Filho, com auxílio de secretário, colocou no forno a escolha da agência de publicidade. Assunto tratado em segredo. Rumores é de que teriam fechado questão: a empresa vencedora será de Guarapuava? Mas, como tomar essa decisão antecipadamente, se, por obrigatoridade da lei, a licitação deve ser aberta, agência de qualquer lugar pode participar? Não pode haver direcionamento, em hipótese nenhuma. A conferir se os boatos se tornarão verdadeiros.
  • Não convidem para o mesmo "churras" os vereadores Airson Horst, líder do prefeito, e Jabur do Motocross. O bate-boca entre os dois, em sessão pública na Câmara Municipal, revela a quantas anda o grau de relacionamento entre os pares "silvestristas". O "barraco" assustou até os vereadores da oposição.
  • Jabur do Motocross tem acesso direto ao secretário Celso Góes, que, por sua vez, abre espaço maior para o vereador no ninho do poder familiar. Airson Horst fica no prejuízo e a liderança comprometida – entrou só com a cara e a coragem.
  • A nomeação do ex-vereador João Bosco Pires, como "assessor para assuntos legislativos", restringiu ainda mais os poucos poderes de Airson. Quem lidera, de fato, é Bosco. E quem aparece para o público, falando em nome do prefeito, é Jabur do Motocross. E capacidade para liderar é o que não falta a Airson...
  • Levantamento nas redes sociais: o assunto mais comentado nas duas últimas semanas foi sobre o requerimento do vereador Cleto Tamanini, pedindo a quebra de informações do transporte coletivo.
  • O vereador Edoni Kluber, presidente do Legislativo, não conseguiu explicar por que a TV Câmara está fora do ar. E ainda falam em "transparência".

12 comentários:

  1. E será que aqueles que diziam que o Hospital Regional era factóide politico ja mudaram de ideia rapidamente? O que a proximidade de uma eleição não faz hein?

    ResponderExcluir
  2. Cesinha, o que existe entre você e a Perola do Oeste? Conte pra nos. Que nada, o Cesinha daqui uns dias vai pegar um busão pra ver como é o transporte coletivo em Guarapuava. Pegadinha do malandro, yeye, rsssssss.

    ResponderExcluir
  3. Os estudantes estão com o Cleto e não abrem.
    Transporte coletivo deve servir ao povo e não a empreiteiros e aos políticos.

    ResponderExcluir
  4. O Neto Rauen devia ficar bem quietinhoooo.
    Não aprovar o projeto do Cleto e agora vir falar em transparência.
    Vão contar história pra boi dormir.

    ResponderExcluir
  5. Sintome frustrada, decepcionada, com o nível dessa Câmara Municipal

    ResponderExcluir
  6. Onde estão aqueles estudantes que em 2009 fizeram um auê na camara municipal pedindo passe livre? Porque não fazem esse protesto hoje? Só porque o prefeito é outro?

    ResponderExcluir
  7. Engraçado é que faz tempo que esse blog do passe livre em Guarapuava não está atualizado, porque será? A ideia morreu na casca com a nova administração?
    http://passelivrejah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Isto é verdade. Politizaram a administração do Hospital São Vicente.
    É uma instituição hospitalar de caridade e não um balcão de negócios políticos.
    Entrevistem o Dr. Pacheco, ele tem muito a falar, é uma pessoa honesta, sincera.
    Vamos ficar sabendo como o hospital foi tratado em época de eleição e depois da eleição.
    Pouca vergonha.

    ResponderExcluir
  9. Então quer dizer que podemos ter maracutaia na escolha da agência.
    Uma agência de Guarapuava, por que será de Guarapuava, quem tem interesse nisso. hummmmmmm Muito estranho.
    Será que tem alguém com o nome N... nessa histórinha?
    Quem fez au-au um dia, faz miau-miau no outro.
    Tudo junto, reunido e misturado.
    Vamos ver no que vai dar.

    ResponderExcluir
  10. Os assessores especiais têm DEDICAÇÃO EXCLUSIVA? Têm ou não têm???
    Então o que fazem muitos assessores GANHANDO 10 MIL E 500 e trabalhando em suas profissões particulares?
    Querem que eu dê os nomes??????

    ResponderExcluir
  11. Estranho falarem do Hospital Sao Vicente ... ninguem ajuda o hospital , cade o empresarios da cidade, por que nao se usem e ajudem o hospital no que ele necessita.

    ResponderExcluir